sábado, 23 de março de 2013

do Encontro dos Gestores Públicos do Esporte do Paraná em Foz do Iguaçu


Sexta-feira (22.03.2013) vai ficar registrada como um dia histórico para o esporte amador do Paraná. A visita do governador Beto Richa ao Encontro dos Gestores Públicos do Esporte, em Foz do Iguaçu, marcou o anuncio de quatro importantes conquistas para o desporto paranaense. 

A primeira conquista foi a assinatura do decreto que oficializa, de fato, as competições organizadas pelo Governo do Estado e incorpora importantes competições regionais ao calendário oficial da SEES. Outro avanço foi a assinatura da parceria com repasse financeiro a várias federações, ligas e associações esportivas e paradesportivas do Paraná. Foram lançados também, os programas ‘Lazer no Paraná’, que vai atender os municípios com até cinco mil habitantes, e ‘Arbitragem Meta 200’, que visa valorizar o pagamento aos árbitros que prestam serviço ao Estado.

“Em dois anos já foram conquistados avanços inquestionáveis para o esporte paranaense”, afirmou o governador. “O estilo do Roman conduzir a Secretaria do Esporte, sempre aberto ao diálogo, afável e confiável permitiu que importantes parcerias fossem firmadas neste tempo”, assinalou. Richa reafirmou seu compromisso com todos 399 municípios e uma nova forma de governar. “Este é um governo municipalista que sabe que é nos municípios que vivem as pessoas. Por isso nunca perguntei a nenhum prefeito qual era o seu partido político para poder liberar recursos para eles”, ressaltou.

O Governador fez questão de destacar sua paixão pelo esporte, que segundo ele transformou sua vida. “Sempre pratiquei esportes e tenho muitos amigos até hoje que foram conquistados no meio esportivo em que vivi”, revelou. “Eu confio muito no esporte como transformador da sociedade, pois ele contribui na formação física e mental das pessoas”, afirmou Beto Richa, acrescentado que é uma obrigação do Estado dar a possibilidade para que todos os paranaenses tenham acesso à prática esportiva. 

Com relação ao Encontro dos Gestores Públicos do Esporte, o governador disse que é um evento que promove, além da profissionalização dos gestores, o intercâmbio entre eles. “É um momento em que os diretores e secretários de esporte de várias regiões do Estado podem trocar experiências que influenciam a criação de novas formas de gerir o esporte em seus municípios”, comentou.

O secretário Evandro Roman lembrou que apenas os Jogos da Primavera eram oficialmente reconhecidos. “A partir de hoje todas essas competições ficam documentalmente oficializadas como competições esportivas do Governo do Estado”, destacou. Além dos Jogos Escolares (JEPs), Jogos Abertos (JAPs), Jogos da Juventude (JOJUPs), Jogos Universitários, Jogos Paradesportivos (PARAJAP’s), que já fazem parte do cronograma da SEES, foram incorporados ao calendário oficial os Jogos Abertos do Vale do Ivai (JAVI’s) e os Jogos Abertos do Cantuquiriguaçu (JARCAN’s). 

Outra grande novidade foi a criação dos Jogos Abertos do Norte do Paraná. “Este foi um pedido especial do governador para que ressuscitássemos o esporte no norte pioneiro do Estado, onde surgiram os JAP’s”, revelou Roman, ao afirmar que a baixa presença dos municípios daquela região nas competições oficiais do Estado motivou a criação dos Abertos do Norte.

A última grande medida assinada na tarde histórica em Foz do Iguaçu foi o programa ‘Arbitragem Meta 200’. De acordo com o secretário, no inicio da sua gestão os árbitros recebiam valores menores que 80 reais por dia trabalhado. Atualmente estes valores já foram praticamente dobrados e a meta do programa é chegar a R$ 200 em 2014.

Descontração
O clima alegre e descontraído foi mantido desde a chegada do governador ao evento. Muitas pausas para fotos e conversas com os participantes. Foi assim também no final do evento. Totalmente a vontade, Beto Richa arriscou algumas notas vocais cantando com a Orquestra Paranaense de Viola Caipira da Faculdade Assis Gurgacz, de Cascavel. A descontração contagiou a plateia que retribuiu com palmas para acompanhar as canções.

Curta Nossa Página no Facebook

Fan page on Facebook